♡ Relato do meu 3º Parto Normal pelo SUS Santa Marcelina Itaquera - 41 semanas ♡

em 31/12/2019


Oi Pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Terceira gestação, 30 anos nas costas e eu "preparadíssima" pra tudo o que estaria por vir.
A SABICHONA SQN rs

Então, vamos lá, num resumo dessa gestação, eu tive um descolamento da placenta no 1º trimestre (já falei disso aqui - clique aqui para abrir o post), e no inicio do 3º trimestre acusou pelo ultrassom que a Gabriela estava com o peso no percentil 20, baixou pra 18 e depois foi pra 22 no ultimo ultra; no ultimo exame de sangue que colhi eu estava com anemia, então além do polivitamínico eu também precisei tomar 2 comprimidos de sulfato ferroso por dia.

E com tudo isso que aconteceu e por as duas gestações anteriores eu ter ganhado por Parto Normal também, eu acreditei que dessa vez não chegaríamos as 40 semanas.

Pois é, eu estava completamente enganada rs, chegamos em 41 semanas e na consulta ainda estava com 1 cm de dilatação e sem nenhum sintoma de que ela nasceria por vontade própria.

Eu ganhei meus 2 primeiros filhos na maternidade do Santa Marcelina de Itaquera, e decidi que iria pra lá ganhar a Gabriela também.

Chegando lá, após fazerem o exame de toque e o cardiotoco, decidiram me internar para induzir o parto,

A indução começou as 10:30 do dia 04/12 com o comprimido de hormônio que colocaram no útero, caso não evoluísse, após 6 horas colocariam outro e só fariam outro toque após as 6 horas.


Passado as 6 horas e eu sem crer que eu ainda não estava sentindo nadica de nada, meu corpo não reagiu ao primeiro comprimido e fomos pro segundo, no toque estava ainda com 2cm apertados.

De hora em hora vinham escutar o coração da bebê, e sempre tudo indo muito bem com ela.

As 19horas trocou o plantão e eu estava começando sentir umas coliquinhas, então fizeram mais um toque, devido a troca de plantão, e tinhamos evoluído para 4cm.

As 10:30 era o horário de colocar o 3º comprimido e mais 1 toque, estava com 5cm ainda, mas após esse comprimido as dores começaram ficar mais intensas, beeeem intensas na verdade rsrs.

1 hora da manhã fui para o chuveiro para ajudar e também aliviar um pouco a dor, e meu marido, fiel escudeiro, estava lá, pronto pra ajudar em tudo, tudinho mesmo, ele foi ótimo.

O chuveiro alivia muuuito a dor e com a ajuda da bola de pilates, a evolução da dilatação é bem rápida.
Fiquei uma hora no chuveiro e bola, e quando voltei já estava com 8 cm - OH GLÓRIAA!!!

Essa hora a dor já estava perto de ficar enlouquecedora, não havia posição que ajudasse amenizar, o Renato massageava minhas costas, perto do bumbum, e aliviava um pouco, mas logo a massagem começava a irritar, coitado.

E eu lá doidona, não sabia mais o que fazer, eu só pedia pra Deus pra que ela nascesse logo, e então veio a luz divina que me fez lembrar que minha amiga me falou que ela ficou ajoelhada na maca e o bebê dela saiu como manteiga rsrs.

Fui lá, subi na maca de frente para a cabeceira e fiquei fazendo movimentos de vai e vem, tipo cadeira de balanço, sabe? Ai num piscar de olhos eu comecei fazer força, aquela força incontrolável, é o sinal de que a bebê ia nascer logo, fiquei tão contente que esse momento tinha chegado.

Mass rs, a médica, residente se não estou enganada, me pediu para virar para fazer o toque, já estava com 9 cm e como eu virei de barriga pra cima, a vontade de fazer força simplesmente parou, e só vinha a dor de novo. Juro que eu queria chorar, eu não estava entendendo o porque aquilo estava acontecendo, das outras 2 vezes que pari, de parto normal, depois da vontade de fazer força o bebê nasceu rápido rsrrs.

Ai uma enfermeira entrou na sala e sugeriu que eu tentasse fazer o parto no banquinho, ele é em formato de U e o Renato ficava atrás de mim me segurando pela axila. Eu achei incrível isso, e topei.

A idéia era que com a posição sentada, a força da gravidade ajudaria, massss não foi assim, a contração vinha e nada da força vir, e quando eu tentava fazer força, parecia que a bebê não estava encaixada, era uma sensação muito estranha.

Então desisti do banquinho e voltei para a posição de joelhos na maca e fazendo movimentos de vai e volta quando em alguns segundos a vontade de fazer força voltou e eu me lembrei que a bolsa ainda não tinha estourado e acredito que por isso que estava demorando tanto.

Me virei pra fazer o toque e a primeira força que fiz a médica/estudante falou que viu a bolsa. Então começaram montar a cama para eu ficar na posição e ajudar na expulsão.

Na segunda força a bolsa estourou e na terceira a Gabriela nasceu, as 3:17 da madrugada do dia 05/12 Pesando 3.670kg.

A Obstetra foi tão maravilhosa, que na pausa da 1ª pra 2ª contração, ela trouxe um top para que assim que a Gabriela nascesse, ela já viria imediatamente para meu colo e poderia mamar.
Foi lindo e muito emocionante, o Renato pôde cortar o cordão umbilical e após a autorização delas a Gabriela mamou logo no primeiro momento de sua vida.



Momento inesquecível demais.

Sobre a Maternidade, eu não sabia como estava, antes de ir. Eu ganhei o Cadu e a Bia lá há 10 e 8 anos, então poderia ter mudado muita coisa. E realmente mudou, e eu achei que pra melhor.

Veja também o vídeo:



 
E foi isso pessoal, espero que meu relato ajude, de alguma forma, alguém.

Se tiver qualquer dúvida, comente que responderei o mais breve possível.

Beijos e até o próximo post. ♡   

Um comentário:

  1. Adorei toda essa sua história,é o que falam mesmo,nenhuma gravidez é igual.

    ResponderExcluir



Topo