Descolamento de Placenta no 1º Trimestre - Sintomas, Descoberta, Como Tratei e Dinheiro INSS

em 01/10/2019


Oi Pessoal,
Após tantos meses, voltei para contar tudo o que aconteceu.

Para quem não me acompanha no Instagram @dicaspaula, e não sabe, eu estou gravida do 3º filho.

Deixarei o Vídeo da descoberta, se quiser assistir:

E quero compartilhar aqui com vocês, como foi que descobrimos o descolamento e como tratamos.

Sintomas antes de descobrir:

Tudo aconteceu no 1º trimestre né, então já é a época em que eu mais estava passando mal. Mas eu sentia, além dos enjoos, umas
fisgadas no "pé da barriga" do lado direito. Achei estranho porque eu não senti isso nas gravidezes anteriores (Eu sei que cada uma é de um jeito, mas estava esquisito).
A sensação era que eu estava doente mesmo, acabada, sem animo pra nada, fazia todas as coisas quase que me arrastando 😥, e comparado a gravidez da Bia, que foi a que eu mais passei mal, eu não cheguei nem perto de ficar do modo que eu estava nessa gravidez.


Como descobrimos o Descolamento da Placenta:

No 1º ultrassom, eu estava com 9 semanas, a Dra viu um espacinho (veja na foto abaixo), ela falou que poderia ser um descolamento e que era para eu levar o resultado ao meu Ginecologista o quanto antes.
Minha consulta era dia 10 de maio e o ultra foi dia 2 de maio, ( eu não sabia que gravidas tinha prioridade e que posso pedir encaixe qualquer dia que eu precisar e também eu não tinha noção da gravidade e risco que era ter a placenta descolada) por isso eu esperei a data da consulta e continuei indo trabalhar até dia 09.




Um Detalhe:
Faço o acompanhamento pelo SUS, apesar de pagar convênio, porque é mais próximo de casa e o Ginecologista é o mesmo que acompanhou as minhas gravidezes anteriores, gosto do cuidado e atenção que ele dá. Uso o convênio apenas para fazer os exames que são mais rápidos.

No dia da consulta ele me explicou que minha gravidez era de risco e que eu tinha que ficar em repouso absoluto.
O descolamento da placenta é perigoso porque é a placenta que nutre e manda oxigênio para o bebê, e se descolar toda o bebê não consegue sobreviver e sendo no início da gestação, acontece o aborto.

Ele me afastou 14 dias do trabalho, receitou Utrogestan e pediu mais um ultrassom.

O Utrogestan, é uma cápsula de progesterona que mantém a placenta, posso dizer que, mais relaxada para não contrair e não deixa piorar a situação.


Fiz o repouso, inseri o medicamento tudo certinho, mas no 2º ultra ainda estava descolado.



Então ele me afastou por 2 meses do trabalho.

O Passo a Passo para Receber do INSS:

Eu achei bem tranquilo.
Liguei no 135 para marcar a perícia e me passaram a data, horário, o número do requerimento e os documentos que eu precisava levar.
Me pediram:
  • RG
  • CPF
  • CARTEIRA DE TRABALHO
  • PIS
  • CERTIDÃO DOS FILHOS
  • COMPROVANTE QUE OS FILHOS ESTUDAM
  • OS ATESTADOS DO GINECOLOGISTA
  • A DUT (Data do Ultimo dia Trabalhado) - a empresa dá.
  •  LAUDO E ULTRASSONS
Todos os documentos deverão ser os originais.

Quando passei com o perito, ele deu mais 30 dias a partir da data da perícia ( dava menos dias do que o Ginecologista pediu) e o valor a receber era por esse período todo, desde a data da solicitação do médico até o retorno dado por ele.

E me orientou que se no próximo ultrassom o descolamento persistisse, era para eu marcar uma nova perícia 15 dias antes de finalizar o prazo que ele deu.

Para receber eu aguardei uma carta com o valor e o Banco que eu deveria fazer o saque. Foi bem tranquilo também.


Sintomas durante o Tratamento:

Como eu só ficava deitada (eu tive muita ajuda da minha mãe e meu marido que são pessoas maravilhosas - fico imaginando como deve ser difícil para as mulheres que passam por isso e não podem repousar por ter muitas tarefas e ninguém para ajudar 😢)

Eu só levantava para fazer minhas higienes, por isso eu comecei sentir meu corpo muito dolorido quando eu precisava me movimentar. EX: Precisei levar uns documentos até a empresa para o afastamento, no dia seguinte, a sensação era que um trator havia passado por cima de mim, era como ter feito muitos exercícios na academia, meus músculos e minha virilha doíam muito.

O Dr me falou que era por causa do repouso mesmo que eu estava me sentindo assim.

Sobre o Ultrogestan, eu sentia uma água sair, como se fosse corrimento, mas é normal conforme o médico; senti muuuuita sede, meus cabelos ficaram extremamente ressecados e tive algumas espinhas no rosto, pescoço, boca e também na barriga (primeira vez em minha vida que tive espinha na barriga rs).

Fiz o ultrassom para saber se o tratamento havia funcionado, e simmm funcionou muito bem e não tinha mais nada de espaço, estava tudo ok.
 

E foi isso meninas, espero que se você estiver passando por isso, que melhore bem rapidinho e que fique tudo bem.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui que responderei o mais rápido possível.

Beijos e até o próximo post.
 

3 comentários:

  1. Desde que vc descobriu o descolamento até sumir foi quanto tempo?

    ResponderExcluir
  2. Estou passando por isso tbm!
    Mas o médico não me afastou do trabalho.
    Continuo trabalhando

    ResponderExcluir



Topo